CALL - FARO SOLAR DESIGN LAB

19 Outubro 2024, Faro
LABORATÓRIO + CONCURSO DE IDEIAS
Faro Solar Design Lab é um laboratório experimental que convida criativos de várias áreas (arquitetura, design, engenharia, turismo, urbanismo, artes) a descobrir o potencial da energia e da luz solar para um estilo de vida mais sustentável e low tech. Já imaginaste, por exemplo, ter na tua cidade um parque de fornos solares comunitários? E o que farias com tantas horas de luz natural que a cidade de Faro te oferece diariamente?

Há tantas ideias que podem surgir e ser implementadas!
Com a ajuda de uma equipa multifacetada (Oficina), durante o Solar Design Lab vamos pensar na ligação de Faro com o Sol, criando narrativas ligadas à energia e à luz solar e idealizando o futuro dos espaços que habitamos, de forma criativa e artística. E se vivêssemos de forma menos acelerada e mais sustentável?

O objetivo é desenvolver propostas inovadoras que utilizem a energia e a luz solar como motor de mudança para a transição energética e para um estilo de vida mais saudável e em comunhão com a natureza.
Focos Temáticos
Futuro das Narrativas
Este tema incentiva os criadores a refletir sobre o papel das narrativas na crise ecológica e como podem impulsionar mudanças positivas. Explora conceitos como a cumplicidade incorporada, a poesia da paciência, as alterações climáticas do presente para alimentar a imaginação sobre o desequilíbrio natural dos ecossistemas e a urgência de agir para reverter o futuro. Com novas perspetivas como Matahari (o “olho do dia”), biomimética, “tecnologia lenta” e “Rebelião Radiante”, “Dados e Evidências”, podemos reimaginar o nosso lugar e narrativa(s) para influenciar o mundo e agir no presente, por mais pequeno que seja o mundo ou a ação.
Energia Solar - Energia Artística
A arte e o design podem revolucionar a forma como interagimos com a energia solar, mas também devemos enfrentar os lados obscuros das transições ecológicas – desde o lixo eletrónico à extração de lítio e ao consumismo. O sol, enquanto fonte de energia (interna), inspira-nos a criar, agir e transformar. Também inspira ideias de tecnologia lenta em sociedades menos privilegiadas (forno solar). O que podemos aprender com uma desconstrução crítica das soluções energéticas contemporâneas? Como é que olhar para as sociedades europeias pré-industriais e para além das sociedades eurocêntricas nos pode ajudar a desvendar uma energia solar mais respeitadora?
Futuro dos Habitats
Esta exploração convida-nos a repensar como as práticas agrícolas e urbanas impactam os nossos modos de vida. Da mudança das paisagens à imprevisibilidade do sol, os criadores devem considerar como as nossas escolhas diárias – seja na agricultura, no turismo, na habitação ou no desenvolvimento – afetam os ecossistemas, o bem-estar e o design resiliente de habitats (não) humanos.
Quem pode participar:
O laboratório está aberto a criativos de várias áreas, que sintam vontade de pensar o Futuro tendo o sol como inspiração. A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória através deste formulário (lotação: 20 pessoas participantes):
QUANDO E ONDE ACONTECE?
19 outubro 2024, 09h30 - 18h00
Local: UAlg Tec Campus - Algarve STP
(UALG TEC CAMPUS - Universidade do Algarve, Campus da Penha, 8005-139 Faro)
O QUE ESPERAR?
20 criativos serão desafiados a trabalhar num contexto de "laboratório de design participativo”.

O Faro Solar Design Lab será facilitado pela equipa da Oficina. Juntos, utilizaremos uma metodologia inovadora, participativa e multidisciplinar para impulsionar e transformar ideias. No final do dia, os participantes serão convidados a submeter e apresentar propostas conceituais. Também terão a oportunidade, se desejarem, de rever as suas propostas e enviá-las posteriormente, por email, até ao dia 30 de outubro (arquente@gmail.com).
AVALIAÇÃO E PRÉMIO
Em Portugal (Faro) é atribuído um prémio monetário no valor de 678€ (seiscentos e setenta e oito euros) à proposta mais bem classificada. A proposta vencedora será apresentada na Conferência Internacional SUNPLUGGED, prevista para o início de fevereiro de 2025, em Faro. Todos os participantes estão convidados a estar presentes nesta Conferência, contudo, apenas as propostas vencedoras (uma de cada país) serão apresentadas publicamente.

As propostas serão avaliadas mediante a sua originalidade e sintonia/afinidade com os princípios SUNPLUGGED (no final da página).

Com o apoio de um júri, composto por artistas locais e designers, inspirados pelas contribuições de outros criativos das fases anteriores do projeto, avançaremos juntos em direção a uma nova forma de viver e transformar paradigmas. Se acreditas no poder da arte e do Sol como forças de mudança, este é o tempo de agir.

A tua criatividade importa, mesmo em encontros breves. Traz o Sol contigo e junta-te a nós, com o mesmo compromisso com que o Sol "nasce" todas as manhãs!
AGENDA
19 outubro 2024
09:30
09:30
Boas-vindas, inscrição dos participantes
10:00
10:00
Introdução ao projeto; Equipa Sunplugged; questões práticas do Concurso de Ideias. Lançamento do laboratório: Manifesto; ferramentas e desafios
11:00
11:00
Ideias - Tempo para a “rebelião de ideias”
13:00
13:00
Almoço - Tempo para seguir o impulso e conhecer outras pessoas
14:30
14:30
Criação, Desenvolvimento das ideias - Tempo para focar e tomar decisões
15h30
15h30
Protótipo - Momento de olhar longe, com o mesmo compromisso com que o Sol “nasce” todas as manhãs. Momento de projetar com menos impacto e mais significado
17h00
17h00
Apresentação do protótipo ao Júri - Tempo para iluminar e entusiasmar
18h00
18h00
Celebremos o SOL!
CONTEXTO
Faro é uma cidade costeira do Sul da Europa e capital da região do Algarve. É conhecida por ter mais de 300 dias de sol por ano, o que tem atraído o turismo de massas. As alterações climáticas têm um forte impacto no seu território. Se o nível do mar subir, as suas praias poderão desaparecer, juntamente com a sua Ria Formosa, fonte de riqueza natural e económica. Além disso, Faro e o Algarve devem encontrar urgentemente soluções para enfrentar a escassez de água e a desertificação do interior da região. Faro tem-se mostrado consciente destes desafios e pronto para os enfrentar e superar. A capacidade desta cidade e da região tem sido crucial para estimular o diálogo entre arte, design, arquitetura e tecnologia sobre a importância da luz solar, impulsionando estratégias criativas.
CRÉDITO(S)

Equipa Curatorial do Solar Design Lab: Fúlvia Almeida e Teresa da Silva (ArQuente), Farah Makki e Leonardo Delmonte (Basso Profilo); Tiago Prata (Transversal Project).

O Faro Solar Design Lab é financiado por:

  • União Europeia - Creative Europe
  • Câmara Municipal de Faro

Apoiado por:

  • Algarve STP - UALG TEc CAMpus (acolhimento da ação e divulgação)
  • ESEC - Universidade do Algarve (divulgação)
  • Algarve Evolution (divulgação)
  • BOTODACRUZ - Creative Studio (divulgação)
  • Associação Designers do Sul (divulgação e juri)
  • Oficina - é uma equipa especializada nas áreas de planeamento, avaliação e promoção da democracia participativa. Uma equipa que acredita e investe nas pessoas, potencializando as suas ideias e competências e valorizando os processos. Focada em transformar cada momento numa experiência única para os envolvidos através de dinâmicas de construção-desconstrução de realidades. (facilitação)

Organizado por:

  • ArQuente - é uma associação cultural fundada em 2006. Situada em Faro, com o objetivo de dinamizar a região do Algarve no que diz respeito às diferentes formas de intervenção artística e cultural e à sua interligação, com especial relevância para as artes performativas (teatro, dança, música, performance), bem como cinema, literatura, poesia, videoarte. Visa também a intervenção social, através de projetos comunitários locais e projetos europeus na área das artes e da educação de adultos.
PRINCÍPIOS SUNPLUGGED:
  • 1
    Lidera e conta a tua história com um design conectado com o Sol
    Analisar o(s) desafio(s) atual(is) e propor uma alternativa baseada na observação de falhas (humanas) para adaptar uma área de design que integra rituais solares e energia solar. Utilizar o design enquanto ferramenta transformadora para comunicar novas narrativas sobre o papel dos rituais solares na informação da transição ecológica.
  • 2
    Procura e enfrenta desafios contextuais relevantes
    Abordar as questões contextuais mais prementes, transversais ao foco temático SUNPLUGGED e aos locais, com potencial para inspirar uma imaginação em toda a Europa.
  • 3
    Design para Incerteza e Regeneração
    As propostas centram-se na criação de designs que não só reduzam os danos, mas também contribuam ativamente para a regeneração dos ecossistemas, incluindo mundos não humanos. Seja na elaboração de novas narrativas, no desenvolvimento de habitats sustentáveis ​​ou na inovação de materiais, o objetivo é garantir o equilíbrio ecológico e a resiliência a longo prazo, sem esquecer o cuidado com a finitude dos recursos.
  • 4
    Abraça o otimismo baseado em fatos para estimular a imaginação
    A abordagem ao futuro beneficia de uma perspetiva realista e otimista, baseada em dados e evidências. Na mudança de narrativas, este princípio ajuda a identificar e promover oportunidades de transformação positiva, tornando informações complexas acessíveis, relacionáveis ​​e perspicazes para a ação e ultrapassando limites imaginários.
  • 5
    Equilibra Arte, Ciência e Empatia Ecológica
    A proposta junta pesquisa científica com criatividade artística. A proposta valoriza tanto a inovação quanto a estética. O design é funcional, bonito e emocionalmente envolvente, social e ecologicamente responsável.
  • 6
    Design para todos os sentidos e além do visível
    As propostas solares (energéticas) consideram todas as experiências sensoriais de todo o ciclo de vida dos produtos ou serviços. Vai além dos aspetos visíveis para abordar impactos invisíveis (incluindo mundos não humanos), garantindo uma abordagem respeitosa do design solar e do uso de energia.
Made on
Tilda